Os Azeites Casal da Memória nascem nas planícies do Norte Alentejano em olivais mais velhos e, devido às suas características são qualificados como azeites virgens extra.

Produzidos unicamente por processos mecânicos, a partir de azeitonas das variedades Galega, Blanqueta e Cobrançosa, em que a variedade fortemente dominante é a variedade Galega.

São azeites de baixa a muito baixa acidez, ligeiramente espessos e frutados, com cor esverdeado, aromas frutados e suaves, bem característicos da azeitona da variedade Galega.

A azeitona é colhida através de processos mecânicos de vibração, sendo posteriormente transportada para a zona de recepção, situada no lagar de azeite.


Na zona de recepção é feita uma primeira selecção, sendo aceite para transformação apenas aquela que apresentar as condições adequadas de grau de maturação e consistência.

Seguidamente, a azeitona é lavada e transportada para o triturador, onde é transformada em pasta. Esta pasta, é submetida a uma acção mecânica de homogeneização por rotação, finda a qual, está pronta para entrar na centrifugadora, onde é separado o azeite da pasta sólida.

Seguidamente, o azeite, é submetido a uma segunda separação de resíduos sólidos em suspensão provenientes da pasta original.

 

é realizado um teste de acidez e, de acordo com os valores obtidos, é feita a transfega para um tanque de armazenagem. O azeite irá repousar durante algum tempo nesse tanque, por forma a provocar a precipitação, por efeito da gravidade, dos últimos resíduos sólidos, até ser possível a sua última filtragem que é feita através de filtros adequados.

Depois de se concluir todo este processo produtivo, são realizados testes finais à qualidade do azeite por uma entidade certificadora oficial. Com a certificação obtida, o azeite entra na linha de enchimento de acordo com a tipologia dos vários produtos.

,

 

 
©portugalfarm 2004-2011